20070722

martelo & cinzel

o binhas começou - E se a realidade fosse algo fantástico, muito além da matéria crua e da rocha dura? (...) Quem sabe, nos faltem apenas os instrumentos do escultor?
nunca havia pensado nessa metáfora, mas parece servir bem. temos sempre diante de nós um bloco de rocha sólida, aparentemente impenetrável e imutável (e não estou falando só dos obstáculos típicos da vida, mas principalmente também de mistérios universais, todas as verdades que achamos que sabemos e o que não sabemos que não sabemos) - é mesmo demasiado parecido com as minhas aulas de escultura. sabendo escolher os serrotes, cinzéis, grosas, limas e lixas, aproveitar todas as possibilidades da pedra e por onde começar, depois de uns dias aquilo deixa de ser um pedaço de matéria inorgânica para tornar-se o que quisermos. e as possibilidades são infinitas.



mas não adianta de nada ter os instrumentos certos se a princípio tudo o que se consegue visualizar é um bloco de rocha sólida...

4 xxx:

Anônimo disse...

Hum... Quando eu escrevi isso, pensava em uma questão específica...

O problema é que escrevi isso aí em 1997, e não me lembro qual era a questão.

Passei 5 anos procurando as ferramentas do escultor, depois mais 5 estudando o bloco de pedra... E, a cada dia que passava, por mais que eu não quisesse, por mais que eu quisesse acreditar em outra coisa, eu tinha cada vez mais certaza...

O mundo é feito de rocha sólida, e nós não podemos fazer nada a respeito...

O mundo é isso aí mesmo, e nós estamos sozinhos e de mãos vazias para nos salvar.

Beatrix Miranda disse...

EU GOSTEI DA METÁFORA E PRONTO DEIXA DE SER ESTRAGA PRAZERES SENHOR GABRIEL ARTHUR EU FAÇO PROPAGANDA DO SEU BLOG E É ASSIM QUE VOCÊ ME RETRIBUI?????///

Kiki Cortese disse...

como podemos observar, o mundo é cheio de mal-agradecidos, isso sim!!! hdsakjdlsahdksahjkdas :P


é como aquela coisa de 'pra ver o colorido é só tirar o óculos escuro'.

Beatrix Miranda disse...

na verdade é mais cheio de gente ignorante que acha morte anormal e acredita cegamente em todas as descobertas da ciência como se fossem verdade absoluta.