20080830

‘mn-r’ e o halo solar, ou: uma pequena consideração sobre a iconografia dos hieróglifos

quem saiu de casa nesta sexta-feira paulistana pôde ver o halo que se formou em torno do Sol, por conta da refração em cristais de gelo nas nuvens. alguns aproveitaram o fenômeno de maneira religiosa, dizendo que é uma aliança com Deus, outros pensaram em Óptica; eu lembrei de Ra (r’).
Amun (transliteração ocidental de ‘mn, em egípcio, que originalmente quer dizer aquele que está escondido), deidade solar tebana que foi gradativamente ganhando importância depois da expulsão dos hicsos, pois Tebas havia sido a capital da vitória. acabou se fundindo por semelhança com outro deus cultuado noutras regiões, chamado Ra-Herakhty, que por sua vez já era uma fusão entre Ra e Horus; disso nasceu Amun-Ra, Amun sendo o lado invisível noturno do Sol, isto é, quando ele está no submundo (Duat), e Ra, visível diurno, que se subdivide em duas partes - Khepri (hpr), sol nascente, significando vir a ser, e Atum (‘tm), sol poente, significando estar completo. estas diferenças abrem caminho para uma variabilidade iconográfica imensa para Ra, que vai desde o carneiro tebano até o Sol com raios que terminam em mãos humanas.
mas antes, uma pequena lição de egípcio. hieróglifo quer dizer “escrita de Deus”, ou “escrita sagrada”. há três tipos deles– os fonéticos, que podem se mono, bi ou triliterais, dependendo de quantos fonemas representam; os determinantes, que têm função semântica; e os ideogramas, que representam um conceito. à semelhança de outras línguas orientais como o hebraico e o árabe, não se escrevem vogais, porém, há dois glifos que indicam um respiro vocálico, geralmente transliterado ocidentalmente como a, e outro que indica um som gutural, geralmente transliterado i (aqui descritos ambos como ‘). já o kh, que vemos tanto nos nomes egípcios, vem de um h gutural*, de som parecido com o loch escocês. o resto das vogais é basicamente reconstruído a partir de hipóteses, já que alguns encontros consonantais sugerem uma vogal específica. peguemos então como exemplo ‘mn:



o respiro vocálico de que falei é o primeiro glifo, a cana de açúcar (que, dobrada, torna-se um y). em seguida, no pedaço de tecido com franja lê-se o biliteral mn, que é reforçado pela onda logo abaixo, que neste contexto é um complemento fonético significando n. já o homenzinho é o determinante de deidade, para mostrar que falamos do deus Amun, e não outra palavra formada pelas mesmas consoantes. desta maneira, os glifos deixam de ter seu sentido estritamente ligado à iconografia, tornando-se representantes daquele fonema específico que é dependente de outros glifos para a significação. não é de surpreender que haja inúmeras maneiras de se escrever a mesma coisa, dependendo da dinastia vigente e a importância que cada uma atribui aos glifos e sua organização no espaço de acordo com valores estéticos. vamos demonstrar isso melhor com Khepri, agora entrando de novo na mitologia.
o escaravelho-bosteiro**, muito comum nos desertos africanos, chamava a atenção dos egípcios por causa da bola de esterco que ele rolava até seu buraco no chão, onde, depois da fecundação, se depositavam os ovos. ao virarem larvas, elas comiam seu caminho para fora da bola e dali um tempo eclodiam novos escaravelhos rumo à superfície. os egípcios acreditavam que só existia o besouro macho, e que este depositava o seu esperma diretamente na bola de esterco, que deu origem ao conceito de ressurreição (vida a partir da matéria putrefata), ou vir-a-ser espontâneo. então, a bola de esterco virou um paralelo para o Sol, e o escaravelho, uma representação de Ra nascente, que empurra o Sol através do céu até tornar-se Atum e desaparecer no Duat, onde se renova para cada dia. Ra nascente ganhou o nome de Khepri (hpr’), e o vir-a-ser é o verbo kheper (hpr). daí, surgiu o glifo do escaravelho, tendo por significado justamente o triliteral hpr, que assume outras leituras dependendo do contexto. então, o nome*** de Khepri:



o escaravelho hpr; a boca r; a cana, que indica o som ‘; e o determinante de deidade. há muitas ocorrências de dois complementos fonéticos para triliterais, neste caso o p, que é suprimível, ou então aparece antes do próprio hpr. outra opção também é colocar um complemento de h (iconogr.: a placenta) antes do escaravelho, e somente o r depois, enquadrando o glifo principal. mais raro ainda é encontrar os três complementos juntos.

e por que tudo isso? para chegar em Ra, que toma emprestado o próprio Sol:



ou, num ideograma,



temos ali então r’, a boca e o braço, mais o determinante solar que acaba por ser o glifo principal. ele indica não só o Sol em si (que aliteração), mas também ações solares como dia, aurora, e noções de tempo como ontem, hora e eternidade; todas lembrando, claro, Ra e seu eterno fardo de carregar o Sol. sua iconografia remete não só ao movimento circular infinito, mas também ao ponto central, a partir do qual tudo é criado; a totalidade e completude. e ontem, ao contemplar o halo multicor que aprisionava o Sol, pergunto-me se os antigos egípcios não teriam presenciado o mesmo fenômeno sublime e rapidamente transferido essa manifestação de Ra num glifo que se encontra dentre os mais importantes na língua.



* o correto seria utilizar o h fonético correspondente, que leva uma laçada embaixo; mas o blogger não aceita esse tipo de símbolo. o mesmo acontece com as letras fonéticas dos respiros vocálico e gutural.
** nos rituais funerários, um escaravelho era colocado no lugar do coração do morto, para que o protegesse de revelar seus pecados na cerimônia da pesagem do coração, garantindo assim a passagem para a outra vida. fica aí também explicada a iconologia de ressurreição da minha tatuagem no pulso esquerdo (o pulso do coração), para os curiosos. além disso, as cores relacionadas à ressurreição no antigo Egito eram o turquesa, que usei na minha tatuagem, e o negro. podem reparar que a grande maioria dos escaravelhos nos murais egípcios levam justamente essas duas cores.
*** praticamente toda a escrita egípcia derivou da importância dos nomes. não havia como distinguir entre os nomes dos faraós, dos deuses e as outras denominações, então a solução foi diferenciá-los visualmente. havia, também, uma crença muito forte de que a imortalidade de uma pessoa estava diretamente ligada aos registros de seu nome; quanto mais ocorrências, maiores as chances de sobreviver neste mundo. por isso, os nomes dos faraós são sempre contidos em cartuchos, para maior preservação.