20071002

O Imperador




a carta de tarot.
aquarela, nanquim (tinta-da-china).
apesar de ter ficado dias a estudar e a preparar-me para pintá-la, só sentei para isso no sábado às nove da manhã - e terminei ao domingo pelas três da madrugada. não queria tê-la feito em um dia, de maratona, mas o prazo de entrega mudou e eu já tinha uma viagem de aniversário marcada. penso que saiu um pouco diferente do que eu faria no meu normal, mais colorido e alegre, menos preocupado, talvez. a impressão no geral é que o imperador em si merecia um destaque maior, mas acho que a paisagem à volta - a extensão de seu império, as pedras irregulares que são o seu apoio, os pés já petrificados ao solo - também mostram poder e rigidez.
os símbolos fixos: orbe, cetro, cabeça de carneiro (áries), trono. outros: águia dupla, sol, lírio, pedras e mais outros que nem eu ainda me apercebi.

calcinatio.

12 xxx:

Anônimo disse...

Que linda.

Tu poderia juntar as imagens dos teus coleguinhas e lançar o baralho completo na internet.

Beatrix Miranda disse...

sim! já há projetos para isso. essa bordinha estilo carta que eu fiz foi só pra esta primeira apresentação, o deck todo não vai ser assim. temos ainda de digitalizar tudo e padronizar, aí sim acho que até arranjam um espacinho na internet só pra esta pequena exposição. ou então, se não arranjarem, meto tudo aqui mesmo.

danke.

Anônimo disse...

achei surreal. adorei o céu? vermelho e as montanhas. eu não gostei muito do imperador, do rosto dele na verdade. sei lá porquê também. eu to muito azedo.

(mudei o blog, te falei?)

Beatrix Miranda disse...

eu também não gostei do imperador. foi a última coisa que fiz, na verdade - e já de madrugada, cansada de pintar o dia todo... não fiz antes porque justamente não o tinha bem resolvido na cabeça. o que é uma pena, considerando que tenho a carta ainda aqui comigo, não precisei entregar terça-feira, afinal de contas. talvez refaça algumas coisas...

Kiki Cortese disse...

parece-me que o Sol está saindo do trono dele :} muito legal! :}
o céu vermelho está mesmo muito bonito :}
o império deste imperador devia estar falido né.. ele nem tem roupas chiques e todas aquelas parafernalhas de sapatos (já que os pés petrificaram), jóias e mantos. e não sei, mas acho que nunca imaginaria um imperador assim, tão magrinho.
sempre penso em imperadores gordos com bochechas rosas. mas vai saber.. imperador do que, afinal de contas?

Beatrix Miranda disse...

eu não quis fazer um imperador como essa imagem que temos de um soberano ocidental, acho uma visão um pouco estreita e demasiado européia. sou uma pessoa muito detalhista (vide as pedras, foram feitas uma a uma, cinco, seis camadas de tinta cada), poderia facilmente vesti-lo inteiro de adornos. há coisas mais importantes e valiosas nesta vida do que jóias e comida em excesso, outros valores que não esses tão já programados na nossa cabeça. ele está petrificado ao chão porque é isto o que significa ser imperador, ser rígido e diretamente conectado ao seu império para entendê-lo melhor e direcioná-lo como se deve - assim como temos de fazer com nossos impulsos, considerando todo o background esotérico, função de guia espiritual do tarot e simbologias que remontam ao ambiente natural do planeta terra e seus ciclos.

Anônimo disse...

eu gostei da idéia do imperador ser magro e eu acho que também o faria assim, mas na obra parece que ele ficou perdido, por ser magro e "pequeno" e por ter muita informação em volta. penso também que isso ficou legal porque um imperador não precisa ser o mais forte e o maior para possuir o maior poder sobre os outros seres. e na sua pintura o fato de ele estar menor que o resto dá a impressão que tudo sai dele, como se ele fosse o grande centro de um furacão. tipo, as pedras, o céu, as montanhas são ramificações que simbolizam todo o seu poder.

Beatrix Miranda disse...

oh!
isso mesmo, di :)
fiquei com medo dele parecer só mais uma coisa dentre várias, eu tenho mesmo a mania do excesso de informação. pensei nesses outros lados antes... não sei qual é que se sobressai, se também pensam nele como o olho do furacão, a origem de tudo, ou só tentam encontrá-lo no meio de tanta coisa. mas não posso esperar que as pessoas percebam (so very proud of you!). tivesse eu recortado e colado um imperador gordo e cheio dos triques-triques, talvez fosse mais fácil. só que aí eu é que ia ficar desgostosa.

better to burn than fade away, não é? porque ao longo do caminho sempre há alguém que percebe.

e só um adendo: ele impera sobre os três grandes reinos terrestres. bem no topo do trono temos um lapis-lazuli, representando os minerais (e a escolha do lapis também não foi aleatória); logo abaixo, dos lados, duas folhas representando o reino vegetal; e bem na linha dos ombros temos os ossos, representando o reino animal e principalmente os vertebrados, os mais desenvolvidos.

Kiki Cortese disse...

exatamente o que imaginei :)
pra quê ser óbvio, quando se pode trabalhar outros aspectos, mais interessantes né?

apenas repetindo: muito bonito :)

Beatrix Miranda disse...

ha sim.

obrigada!

Anônimo disse...

achei lindas as simbologias do lapis-lasuli, das folhas e dos ossos.
o que é aquele "negócio" amarelo em cima da terceira montanha (esquerda pra direita)? tem alguma relação com o pássaro que voa ali perto?

Beatrix Miranda disse...

obrigada! e além disso, a palavra lapis tem um sentido alquímico... procura e vê. acho muito bonito.

o ninho da águia! mas nem dá pra ver mesmo, zuado. e é aquilo de sempre zelar por aqueles que estão abaixo (não gosto da palavra inferiores), se eles não existissem não haveria sentido em dominar coisa alguma.